Tempo de eleições


Hoje é dia de eleições aqui na Holanda.  Após a queda do Parlamento anterior, os holandeses vão às urnas para escolher um novo Parlamento. Embora as campanhas eleitorais aqui sejam menos agressivas do que no Brasil (não temos aquelas intermináveis e abomináveis horas de propaganda política na TV) há também políticos radicais, liberais, de esquerda, de direita, etc.

Como este é um blog ligeiro de curiosidades não vou me estender falando de políticos e programas, mas basicamente os pontos de campanha mais discutidos são: os subsídios da hipoteca, ajuda aos países em desenvolvimento, salário-desemprego e idade de aposentadoria e imigração.

Entretanto, mais interessante do que os políticos e suas campanhas é o sistema de votação. Aqui ainda estamos na idade da pedra (ou do lápis) e usamos o famoso lápis vermelho (não confundam com as casas da Luz Vermelha, por favor!) para marcar o voto.

O problema é que o Colégio Eleitoral não confia nos computadores (incrível é aqui tudo ser feito através de computadores …) e prefere a contagem manual. Eles alegam que não há um back-up ou outra maneira de reconferir os votos caso necessário. Uma idéia que surgiu, porém ainda não aceita, seria o voto pelo computador que geraria imediatamente um código de barras que seria depositado pelo eleitor em uma urna (um pouco complicado, não?).

Acho que temos que solicitar tecnologia brasileira para cá… mas enquanto isso… vamos usar o lápis vermelho!

Nanda

About daquiprai

I'm a writer in development (and I always be). Daqui Praí is a mix of thoughts and facts from my point of view to the world.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s